Genealogia da Moral: Uma introdução a Nietzsche

R$150.00

O curso terá duração de quatro semanas, as aulas ocorrerão nas quartas-feiras, do dia 15/01/25 ao dia 05/02/25, às 19hrs. As aulas serão ministradas através da plataforma Zoom e ficarão gravadas em nosso Google Drive, podendo ser assistidas na modalidade assíncrona por até 60 dias. Há emissão de certificado ao final.

Categoria:

Descrição

O pensador alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) pode ser considerado um dos filósofos mais conhecidos – pops mesmo, com o seu icônico bigodão – que já existiram no mundo. Frases suas como “Deus está morto”, ou conceitos, como o que muitas vezes é traduzido como “super-homem”, são repetidos mesmo por aqueles que não tem familiaridade com essa caixa de ferramentas teóricas que é a Filosofia. Outros temas, como o niilismo, são mencionados mesmo que a pessoa não entenda em sua totalidade o seu significado. Sua influência é ainda hoje em dia tão grande que há interpretações completamente divergentes, às vezes antagônicas, sobre “o que” Nietzsche quis dizer. Há leituras de direita e de esquerda sobre sua obra. Foi inspiração para nazistas, inclusive o próprio Hitler o tinha em grande estima, e anarquistas-socialistas, como os pós-estruturalistas franceses Gilles Deleuze, Michel Foucault e Jacques Derrida. Seria possível, assim, dizer quem ou o que foi Nietzsche?
Esse curso vai tentar em quatro aulas online, em formato síncrono, mas que podem ser assistidas igualmente de maneira assíncrona, passar por quatro dos principais pilares de sustentação da obra nietzschiana. Quatro temas que perpassam muitos outros e que podem e serão desenvolvidos durante as exposições. Assuntos que são famosos e, ao mesmo tempo, as encruzilhadas do pensamento de Nietzsche, tais como os já mencionados “a morte de Deus”, objeto da aula 1, o “super-homem”, assunto da aula 2, ou afetos bem conhecidos e que foram debatidos por Nietzsche, como o ressentimento, a culpa, o ideal ascético (tema da aula 3), além de um dos seus mais importantes conceitos, o eterno retorno (assunto da aula 4), que mostra toda a polissemia contida no pensamento do alemão.
Por meio dessas aulas, iremos explorar ainda outros temas associados com Nietzsche, como o niilismo, a décadence, a transvaloração dos valores, a vontade de poder, sem se esquecer do dionisíaco (e o apolíneo), do amor fati e da moral do senhor e do escravo.
Tudo para mostrar que Nietzsche, além de ter um grande diagnóstico do tempo em que vivia, como um verdadeiro médico da cultura, conseguiu produzir uma série de instrumentos teóricos que nos ajudam a decifrar o mundo de hoje em dia, quase 125 anos depois da sua morte.

Aulas

15/01/2025 – O que quer dizer a morte de Deus?
Vamos explorar as consequências desse evento que é tão associado a Nietzsche, efeitos esses como a decadência do Ocidente e o niilismo.

22/01/2025 – Superman, Super-homem ou além-do-homem?
A crise numa ideia de humanismo fez Nietzsche imaginar uma transvaloração dos valores, uma nova tábua moral que afirmasse a vontade de poder.

29/01/2025 – Ressentimento, má consciência e ideal ascético
As três categorias presentes no seu principal livro, Genealogia da moral, mostram como Nietzsche logrou se um médico da cultura, como ele se chamava.

05/02/2025 – Eterno retorno
Eterno retorno do mesmo ou da diferença? Discussão sobre um dos principais conceitos nietzschianos mostra a variação da recepção do pensador até hoje em dia.

Aula inaugural

08/01/2025 – Aula 0 – Apresentação do curso
Quem é Nietzsche e por que é importante estudar esse pensador hoje em dia, mais de um século depois de sua morte?

 

Em breve disponibilizaremos o link do youtube

Ministrantes

Ronaldo Pelli é mestre e doutor em Filosofia (PUC-Rio), além de professor, escritor, jornalista e roteirista. Desenvolveu no doutorado pesquisa sobre Nietzsche, fascismo, niilismo e ressentimento: como o niilismo pode nos ajudar entender uma das faces do fascismo, tendo como base os afetos-conceitos do ressentimento, a má consciência e o ideal ascético. Além disso, tem projeto sobre a ascese, envolvendo também o francês Michel Foucault e a sua ideia de cuidado de si. No mestrado, fez uma dissertação que aborda a questão de deus em Heidegger, com uma leitura sobre a técnica. Tem três livros de ficção publicados: A primeira pessoa (Autografia), AUTOASSASSINATO (Autografia) e Maquinação (Guará).

Bolsas

Temos bolsas para alunos cotistas e pessoas trans. Para solicitar uma bolsa, enviar e-mail para estudosdopresente@gmail.com falando, brevemente, sobre o seu interesse no curso e pertencimento aos grupos mencionados.