Filosofia africana: entre tradição e modernidade

R$150.00

Por meio de textos de Achille Mbembe, Kwasi Wiredu, Paulin Hountondji, Oyèrónké Oyěwùmí, Marcien Towa e de outros autores, o curso consistirá em introdução a uma série de questões metafilosóficas que surgem nos debates sobre o que seria a “filosofia (propriamente) africana”.
O que significa, em primeiro lugar, destacar e reunir conceitos e outros elementos filosóficos sob o nome “filosofia africana”? O que fazer com os recursos para o pensamento filosófico de origem europeia/ocidental diante da necessidade de procurar matrizes epistêmicas outras? Que sentidos pode ter uma africanidade da filosofia e que compromissos devem caracterizar um trabalho filosófico que, em resposta à violência colonial, procura fazer parte de um movimento mais amplo de devolução do continente africano à história do pensamento? Como pensar a chamada etnofilosofia, a reconstrução das formas de pensar pré-coloniais transmitidas oralmente? Como pensar questões de gênero em sua relação com o colonialismo? E, para além da filosofia africana, como esta série de questões nos permite pensar o lugar e o sentido de uma filosofia brasileira, passando por todos os problemas envolvendo colonialismo e instituições? Essas e outras questões serão apresentadas e debatidas ao longo do curso.
Serão quatro encontros de duas horas na Plataforma IEP. As gravações das aulas ficaram disponíveis no formato assíncrono por 60 dias.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio do tema ou formação acadêmica.

Categoria:

Descrição

Curso encerrado na modalidade síncrona, mas as aulas foram gravadas e ainda podem ser assistidas.

Aulas

Aula 1: Filosofia africana: nome em disputa.

Aula 2: O filosófico na etnofilosofia.

Aula 3: O étnico na filosofia e as suas críticas.

Aula 4: Lá e aqui: problemas de gênero, problemas coloniais

Aula inaugural

Ministrante

Victor Galdino é professor, pesquisador e tradutor. Possui bacharelado, mestrado e doutorado em Filosofia pela UFRJ e formação em Psicanálise pelo Corpo Freudiano. É pesquisador e professor colaborador voluntário no Programa de Pós-Graduação de Filosofia da UFRJ e professor substituto no Instituto de Psicologia da mesma instituição. Trabalha com questões de filosofia política e do imaginário, ética e epistemologia, linguagem e metafilosofia. Pesquisa, no pós-doutorado, os limites do arquivo colonial e as relações entre corpo e memória, estética e vida social negra nas diásporas.

Bolsas

Temos bolsas para alunos cotistas e pessoas trans. Para solicitar uma bolsa, enviar e-mail para estudosdopresente@gmail.com falando, brevemente, sobre o seu interesse no curso e pertencimento aos grupos mencionados.