Filosofia para viver entre as máquinas: Introdução ao pensamento de Gilbert Simondon

R$150.00

O presente curso se dá no entorno da seguinte pergunta: como se dará a participação das máquinas em nossas vidas daqui para frente? Para respondê-la, iremos nos voltar para a obra de Gilbert Simondon e suas duas teses, “A individuação à luz das noções de forma e informação” e “Do modo de existência dos objetos técnicos”. Nessas duas obras, temos o desenvolvimento de uma teoria original da individuação e dos objetos técnicos cuja influência vem crescendo nos últimos anos diante da ansiedade que novas tecnologias, das redes sociais à inteligência artificial, têm provocado. Ao longo do curso, analisaremos a tecnologia para além da abordagem utilitarista, procurando entendê-la frente à alienação técnica vigente nas sociedades informatizadas e, junto de Simondon, mobilizaremos autores que o influenciaram e que partiram do seu pensamento em direção à teoria social, à arte, à educação, à comunicação e à cultura técnica do século XXI. Procuraremos uma resposta ética, pedagógica e estética para os desafios que as máquinas nos colocam hoje.

Categoria:

Descrição

Curso encerrado na modalidade síncrona, mas as aulas foram gravadas e ainda podem ser assistidas.

Aulas

Aula 1 (14/06): Introdução às duas teses de Simondon

Aula 2 (21/06): A Alienação Técnica: objetos abertos, objetos fechados e a margem de indeterminação.

Aula 3 (28/06): A cultura técnica e o transindividual

Aula 4 (05/07): Arte e Tecnologia: tecnoestéticas

Aula inaugural

Ministrante

Thiago Novaes é doutor em Antropologia Social (UnB), tendo realizado estágios de pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense, em 2018, e na Universidade College London, na Inglaterra, em 2019. Colabora na organização de eventos acadêmicos sobre Simondon desde 2012, e integra atualmente o Grupo de estudos Gilbert Simondon (GrEGS -Unicamp) e a Red Latinoamericana de Estudios Simondonianos – Reles. Responsável pelo portal gilbertsimondon.org e pelo site reles.gilbertsimondon.org, é autor de “Os Filhos da Técnica: a reprodução assistida e o futuro do humano informacional (Appris, 2017) e principal tradutor e organizador da coletânea Máquina Aberta, dedicada ao pensamento do filósofo (Ed. Dialética, 2022).

Bolsas

O IEP oferece bolsas para alunos cotistas de instituições públicas e pessoas LGBTQI + em situação de vulnerabilidade social. Para solicitar uma bolsa, envie e-mail para estudosdopresente@gmail.com justificando o seu enquadramento em um destes grupos.