Desmancha prazeres: teoria queer e negatividade

R$150.00

O curso tem por objetivo percorrer a virada antissocial em teoria queer, marcada pela aproximação entre pulsão de morte e identidades que escampam à cis-heterossexualidade, a partir da obra de Lee Edelman e teóricos que partiram do seu trabalho. Para uma série de autores, a queeridade apresenta uma potência de desfazimento do mundo e de radical ruptura com a vida social. A negatividade queer, proposta por Edelman, reverberou em vozes queer posteriores, como a de Sara Ahmed, que, em Queer phenomenology, questiona o paradigma da filosofia ocidental fenomenológica baseada em práticas próprias de uma identidade branca e heterossexual. Na mesma linha, em Feeling backward, Heather Love questiona a necessidade de movimentos identitários projetarem seus ressentimentos em ícones queer do passado. Sam Bourcier, em Homo inc.orporated, faz um apelo por uma visão materialista de performance, proclamando uma greve de gênero. Por fim, em Side affects, o filósofo trans Hil Malatino contesta narrativas hegemônicas de pessoas trans em busca de transição, apontando para alguns sentimentos que muitas vezes são deixados de lado em discursos de felicidade sobre transição e na narrativa teleológica que envolve cirurgias de redesignação sexual. Malatino traz à tona sentimentos ignorados em discursos de sujeitos trans, como raiva, inveja, burnout e cansaço, pensando em como podem ser usados para práticas antineoliberais de felicidade. Diante deste percurso, vamos apresentar uma compreensão de vozes contemporâneas da Teoria Queer que mobilizam a negatividade como semente para incentivar práticas antineoliberais, contra-hegemônicas, antirreprodutivas e anticoach.

Categoria:

Descrição

Curso encerrado na modalidade síncrona, mas as aulas foram gravadas e ainda podem ser assistidas.

Aulas

Aula 1 – A virada antissocial em teoria queer: Sara Ahmed e a fenomenologia dos corpos deslocados

Aula 2 – Por uma ética da historiografia queer: Heather Love e a tradução de  afetos negativos do passado

Aula 3 – E se a gente fizesse uma greve de gênero? Sam Bourcier e a crítica da performance

Aula 4 – Afetos colaterais: perspectivas trans contra-hegemônicas em Hil Malatino

Aula inaugural

Ministrante

Marcelo Branquinho Resende é professor e pesquisador queer. Possui doutorado e mestrado em Estudos Literários pela UNESP. Sua tese recebeu financiamento da FAPESP e desenvolveu estágio de doutorado na Universidade de Birmingham. No doutorado, trabalhou com literatura trans em língua portuguesa. Trabalha com teoria queer, estudos culturais, literaturas em língua portuguesa contemporâneas e a obra de Cassandra Rios. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre futurismo queer.

Bolsas

O IEP oferece bolsas para alunos cotistas de instituições públicas e pessoas LGBTQI + em situação de vulnerabilidade social. Para solicitar uma bolsa, envie um e-mail para estudosdopresente@gmail.com justificando o seu enquadramento em um destes grupos.