O desejo da psicanálise: exercícios de pensamento lacaniano
R$150.00
O curso terá duração de quatro semanas, as aulas ocorrerão nas segundas-feiras, do dia 19/05 ao dia 09/06, às 19hrs. As aulas serão ministradas através da plataforma Zoom e ficarão gravadas em nosso Google Drive, podendo ser assistidas na modalidade assíncrona por até 60 dias. Há emissão de certificado ao final.
Descrição
A psicanálise lacaniana sofre desde seu nascimento até o presente de uma série de impasses políticos: a crescente rigidez de seus compromissos teóricos, os embates insolutos com outros campos, as crises institucionais recorrentes e o próprio lugar do pensamento lacaniano no mundo contemporâneo. Neste curso, trabalharemos o diagnóstico e as propostas de solução de tais dificuldades a partir da teoria marxista e das críticas internas ao pensamento e instituições lacanianas empreendidas por Alain Badiou, Louis Althusser e Slavoj Zizek, a fim de identificar e criticar a existência de uma “ideologia lacaniana” dogmática para, em seguida, contrapô-la a uma outra prática psicanalítica e teórica baseada em Lacan. O curso é baseado no livro de Gabriel Tupinambá, psicanalista e militante, lançado recentemente pela editora Boitempo e pretende não só apresentar os dilemas da psicanálise lacaniana, mas também discutir como ela pode ser mobilizada na compreensão de um mundo em crise.
Ministrante
Gabriel Tupinambá é psicanalista no Rio de Janeiro, membro do coletivo comunista Subconjunto de Prática Teórica (www.theoreticalpractice.com) e coordenador de Estratégia Social no Instituto Alameda (www.alameda.institute). Autor do livro O desejo de psicanálise, publicado em inglês pela NUP, em russo pela RIPOL e atualmente no prelo em português (Boitempo) e castelhano (Alma Negra). Co-autor dos livros Arquitetura de Arestas: as esquerdas em tempos de periferização do mundo (Autonomia Literária) e Hegel, Lacan, Zizek (Atropos Press)
Caeli Corvere é a revisora do livro “Desejo de Psicanálise”. Formada em Psicologia pela UFCG, atua como tradutora e psicanalista clínica há quatro anos. Anarquista e não binária, faz parte do coletivo “Zero à Esquerda”.
Jayu Eleuthéria é revisora do livro “Desejo de Psicanálise”. Formada em Psicologia pela UFCG, atua como psicanalista clínica há quatro anos. Travesti, artista visual e tradutora, fez parte do “Futuro Cancelado”, projeto de tradução do autor Mark Fisher
Aulas
1. Os impasses políticos da psicanálise lacaniana, e sua ideologia:
Exploraremos a história dos desencontros entre a psicanálise lacaniana e a política, demonstrando seu caráter cíclico e sua origem em uma “ideologia lacaniana’.
2. Um impasse no pensamento lacaniano, uma solução genérica
Demonstraremos que a ideologia lacaniana é intrínseca a uma série de dificuldades insolutas de Lacan e seus sucessores, e uma perspectiva genérica da psicanálise lacaniana que pode escapar de tais dificuldades.
3. Economia política da psicanálise lacaniana
Sob a nova perspectiva exposta, seguiremos à análise das bases materiais e políticas da prática clínica e organizacional lacanianas anteriormente elididas, explorando questões como o pagamento em análise e a recorrência de crises institucionais.
4. Propostas de reconstrução da metapsicologia e da forma organizacional da psicanálise lacaniana
À luz das ferramentas apresentadas, seguiremos à exposição de propostas de fundamentação e reconstrução de conceitos metapsicológicos e organizacionais da psicanálise lacaniana
Bolsas
Temos uma política de bolsas para alun@s trans e estudantes cotistas. Para solicitar sua bolsa, enviar e-mail para estudosdopresente@gmail.com