Uma crise, muitos nomes: Antropoceno, Capitaloceno e Chthuluceno
R$150.00
Curso encerrado na modalidade síncrona, mas as aulas foram gravadas e ainda podem ser assistidas.
Descrição
A crise climática se impõe como uma realidade incontornável no nosso século. A alteração, nos padrões biogeofísicas da Terra causada pelo homem coloca desafios nunca antes vistos ao nosso modo de vida. Estamos, como defendem diversos autores, em uma nova era geológica causada pela ação antrópica. Diante deste cenário, o pensamento contemporâneo tem se debruçado sobre o que significa esta nova era, quais suas causas e perspectivas e, igualmente, como nomeá-la. Seria Antropoceno o melhor termo ou ele nos faria supor que a crise recai sobre toda a humanidade, do Norte ao Sul Global, de forma indiferenciada? Não seria o capitalismo e não a humanidade, o verdadeiro culpado, como argumenta Jason Moore, dado que ele que precisa de infinitos recursos para existir? Ou melhor, não seria o caso de inventar um nome inteiramente novo, como faz Donna Haraway, para nos permitir dar conta da estranheza desta nova era? O objetivo do curso é apresentar, diante destas questões, um panorama da reflexão filosófica sobre a mudança climática e a nova época que ela inaugura, a partir do trabalho de Bruno Latour, Jason Moore e Donna Haraway. Serão 4 encontros de duas horas cada pela plataforma Zoom.
Aulas
Aula 1/ 14/08: Introdução: a intrusão de Gaia
Aula 2/ 21/08: Bruno Latour. Terranos e modernos no Antropoceno.
Aula 3 28/08: Jason Moore: acumulação capitalista no Capitaloceno.
Aula 4 4/09: Donna Haraway: fazer parentescos no Chthuluceno
Aula inaugural
Ministrante
Ádamo da Veiga é mestre e doutor em Filosofia pela PUC-Rio, com estágio de pós-doutorado nessa mesma instituição. Possui graduação em Relações Internacionais (UFF) e em Filosofia (UERJ). Atualmente, faz Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da UFRJ, onde desenvolve pesquisa sobre Teoria Queer e Antropoceno.
Bolsas
Temos bolsas para alunos cotistas e pessoas trans. Para solicitar uma bolsa, enviar e-mail para estudosdopresente@gmail.com falando, brevemente, sobre o seu interesse no curso e pertencimento aos grupos mencionados.