Simondon e a Cosmotécnica das Máquinas
R$150.00
O curso terá duração de duas semanas, as aulas ocorrendo nas segundas e nas quintas-feiras, do dia 25/11 ao dia 05/12, às 19hrs. As aulas serão ministradas através da plataforma Zoom e ficarão gravadas em nosso Google Drive, podendo ser assistidas na modalidade assíncrona por até 60 dias. Há emissão de certificado ao final.
Descrição
O discurso cosmotécnico surge como necessidade em se buscar alternativas à cultura do monoprogresso de consumo alienado de tecnologias. Obsolescência programada, extrativismo mineral, automatismo desenfreado e robôs inteligentes são apenas alguns dos expoentes da grande crise que trata as máquinas como seres desprovidos de verdadeiro significado social, sendo relegada sua existência à mera utilidade funcional. Dedicando-se a uma educação da sensibilidade, Simondon orientava seus alunos do ensino médio na montagem e desmontagem de objetos técnicos, como radares, telefones e televisores, a fim de que aprendessem a identificar elementos, indivíduos e conjuntos técnicos, preparando-os para viverem intuitivamente em meio às máquinas, em comunicação com elas, não dominando-as como escravos. O presente curso tem, então, interesse em debater a diferença entre a construção do discurso cosmotécnico, que assume a diversidade cultural como lugar de partida para a invenção de novos modelos de progresso técnico, muitas vezes ignorando relações de poder em franco avanço capitalista global, face ao investimento proposto por Simondon, de reconhecimento do mundo das máquinas, de seu potencial de indeterminação e acoplamento com o humano, independentemente da cultura. Apoiados em um acervo conceitual disponível em uma obra cada vez mais importante nas sociedades da inteligência artificial, queremos destacar na tomada de consciência dos objetos técnicos um projeto político-pedagógico, que precede e excede as culturas, habilitando-nos a efetivamente nos envolvermos com as máquinas, coletivamente, para criação de futuros tecnológicos que ainda não foram pensados por nós.
Aulas
Aula 01 (25/11): Gambiarras, Manitas e Bricoleurs: a cultura técnica em Simondon
Aula 02 (28/11): Ciborgue Multinatural: objetos abertos, objetos neotécnicos e margem de indeterminação
Aula 03 (02/12): PluriProgresso e Tecnoestética: a unidade mágica primitiva
Aula 04 (05/12): O Pastor está Morto: do modo de existência do aprendizado das máquinas
Aula inaugural
Em breve!
Ministrante
Thiago Novaes é doutor em Antropologia Social (UnB), tendo realizado estágios de pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense, em 2018, e na Universidade College London, na Inglaterra, em 2019. Colabora na organização de eventos acadêmicos sobre Simondon desde 2012, e integra atualmente o Grupo de estudos Gilbert Simondon (GrEGS -Unicamp) e a Red Latinoamericana de Estudios Simondonianos – Reles. Responsável pelo portal gilbertsimondon.org e pelo site reles.gilbertsimondon.org, é autor de “Os Filhos da Técnica: a reprodução assistida e o futuro do humano informacional (Appris, 2017) e principal tradutor e organizador da coletânea Máquina Aberta, dedicada ao pensamento do filósofo (Ed. Dialética, 2022).
Bolsas
Temos bolsas para alunos cotistas e pessoas trans. Para solicitar uma bolsa, enviar e-mail para estudosdopresente@gmail.com falando, brevemente, sobre o seu interesse no curso e pertencimento aos grupos mencionados.