Espectros da Crítica: De Kant à Escola de Frankfurt.

R$150.00

A noção de crítica anda lado a lado com a filosofia. Porém, fora de um vocabulário do senso comum, que propõe termos vagos como pensamento crítico ou atitude crítica, é possível observar um ponto seminal dessa concepção: a partir de Kant, inaugura-se a chamada filosófica crítica não apenas como ruptura de uma teoria ou mentalidade anterior, mas estabelecendo um domínio específico e próprio. Se de um lado há ruptura, por outro há a afirmação de um projeto epistemológico alternativo, além de tomar a crítica como método. Desse modo, observamos os desenvolvimentos ulteriores do criticismo. Seja através da noção hegeliana de crítica imanente (como referente ao movimento dialético da negação determinada), seja através da crítica operada por Marx na chamada “fase de juventude”. Tal concepção de crítica se desenvolve até aquilo que se convencionou chamar de teoria crítica, último tema de análise através da diferenciação da mesma com o que seria uma teoria tradicional (Max Horkheimer). O curso, portanto, busca delimitar concepções sobre a crítica nesses quatro autores – Kant, Hegel, Marx, Horkheimer – principalmente a partir de seu uso enquanto método. 

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Descrição

Curso encerrado.

Aula inaugural

Ministrante

Mirian Monteiro Kussumi possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e doutorado em filosofia na Puc-Rio, onde desenvolveu uma pesquisa comparativa entre a filosofia da natureza e da identidade de Schelling e a fenomenologia e lógica de Hegel. Efetuou um estágio de doutorado sanduíche orientado pelo prof. Dr. Markus Gabriel no Institut für Philosophie der Universität Bonn. Membro do corpo editorial da Crise e Crítica – Revista latinoamericana de filosofia e política (versão da Revista internacional Crisis and Critique). As áreas majoritárias de interesse são: filosofia alemã, com foco no idealismo alemão (pós-kantiano), principalmente em autores como Kant, Fichte, Schelling e Hegel. Possui também interesse em estudos culturais, marxismo, Escola de Frankfurt e realismo especulativo.