Metafísica pulsional: Implicações ontológicas, éticas e políticas

R$150.00

O curso terá duração de quatro semanas, as aulas ocorrerão nas quintas-feiras, do dia 15/05 ao dia 05/06, às 19hrs. As aulas serão ministradas através da plataforma Zoom e ficarão gravadas em nosso Google Drive, podendo ser assistidas na modalidade assíncrona por até 60 dias. Há emissão de certificado ao final.

Categoria:

Descrição

O curso apresentará os mais recentes desenvolvimentos de uma metafísica pulsional que, articulando elementos da filosofia de Schopenhauer e Nietzsche e da teoria psicanalítica, assume uma pulsão de onipotência como dinâmica fundamental da existência. Exploraremos as implicações ontológicas, éticas e políticas dessa metafísica pulsional, subvertendo diversos pressupostos das metafísicas racionalistas ocidentais.

O curso se dividirá em quatro aulas: na primeira, contrastando o materialismo vital de Jane Bennett com o “materialismo mortal” apresentado por Freud em Além do Princípio do Prazer, esboçaremos uma terceira via que emerge desse confronto: um materialismo pulsional. Tal como o compreendemos, esse materialismo pulsional indica um “para além” de vida e morte: o poder.

Na segunda aula, seguiremos os passos neo-espinozistas e neodeleuzianos da ontologia de Jane Bennett a fim de pensar a afetividade como campo relacional e interativo de poderes e impossibilidades.

Na terceira aula, como forma de transição entre ética e política, recorreremos à teoria dos Cinco Impérios do psicanalista MD Magno a fim de pensar algumas manifestações quase-hegemônicas da fantasia de onipotência em momentos específicos da história humana. Veremos como em momentos diversos “A Mãe”, “O Pai” e agora “O Capital” ocupam o lugar imaginário da Onipotência.

Por fim, a partir da ontologia pulsional indicada, tentaremos encaminhar uma compreensão do inquietante fenômeno da ascensão de líderes autoritários de viés neo-fascista e/ou teocrático pelo mundo. Nos concentraremos na materialização brasileira desse fenômeno: o bolsonarismo. A partir das noções freudianas de fantasia e projeção procuraremos demonstrar que, longe de representar o império da mentira e da “falta-de-ética”, o bolsonarismo – assim como seus análogos estrangeiros – é um movimento fundado em hipermoralidade e hiperveracidade.

Aulas

15/05: Materialismos: vital, mortal, pulsional

22/05: Corpos afetivos e seus poderes – um não-saber insuportável

29/05: Impérios: A mãe, O pai, O filho, O Capital

05/06: Bolsonarismo: Hipermoral e Hiperveraz

Aula inaugural

Em breve!

Ministrante

Diogo Bogéa é escritor e professor adjunto de Filosofia e Psicanálise na Faculdade de Educação da UERJ. Professor do Programa de pós-graduação em Educação da UERJ na linha “Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura”. Doutor e Mestre em Filosofia pela PUC-Rio. Pós-graduado em Psicanálise e Ciências Humanas na Cândido Mendes (RJ). Autor dos livros “Psicologia do Bolsonarismo – Por que tantas pessoas se curvam ao mito?” (2021); “Metafísica da vontade, metafísica do impossível: a dimensão pulsional como terceiro excluído” (2018); “Inteligência Artificial e Filosofia” (2024) e de diversos artigos publicados em revistas acadêmicas. 

Bolsas

Temos bolsas para alunos cotistas e pessoas trans. Para solicitar uma bolsa, enviar e-mail para estudosdopresente@gmail.com falando, brevemente, sobre o seu interesse no curso e pertencimento aos grupos mencionados.