Do falo ao dildo: a formação do pensamento queer no século XX

R$150.00

O curso tem por objetivo construir uma cartografia de contribuições que precederam a publicação de “Problemas de gênero”, de Judith Butler, obra considerada fundadora de uma epistemologia voltada para o estudo de sensibilidades dissidentes. A partir do pós-estruturalismo francês e sua recepção na academia estadunidense, pensamos a influência de nomes como Michel Foucault, Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Felix Guattari, Susan Sontag, Teresa de Lauretis, Leo Bersani, Eve K. Sedgwick, Pedro Lemebel e Nestor Perlongher para a formação de uma epistemologia que se convencionou chamar Teoria Queer. Com isso, pretendemos voltar a atenção para perspectivas dissidentes que antecederam os anos 90 no Norte Global, bem como aquelas da América Latina ditatorial da segunda metade do século XX, convergindo, em maior ou menor medida, em uma forma de pensamento que se coloca contra as formas de governo biopolítico dos sujeitos.

Categoria:

Descrição

Curso encerrado na modalidade síncrona, mas as aulas foram gravadas e ainda podem ser assistidas.

Aulas

Aula 01 (06/11): O Pós-estruturalismo francês contra o Falo

Aula 02 (13/11): Susan Sontag e a sensibilidade camp

Aula 03 (20/11): Recepções do pós-estruturalismo nos Estados Unidos

Aula 04 (27/11): Por uma epistemologia cu/cuír/cucaracha na América Latina

Aula inaugural

Ministrante

Marcelo Branquinho Resende é professor e pesquisador queer. Possui doutorado e mestrado em Estudos Literários pela UNESP. Sua tese recebeu financiamento da FAPESP e desenvolveu estágio de doutorado na Universidade de Birmingham. No doutorado, trabalhou com literatura trans em língua portuguesa. Trabalha com teoria queer, estudos culturais, literaturas em língua portuguesa contemporâneas e a obra de Cassandra Rios. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado sobre futurismo queer.

Bolsas

O IEP oferece bolsas para alunos cotistas de instituições públicas e pessoas LGBTQI + em situação de vulnerabilidade social. Para solicitar uma bolsa, envie um e-mail para estudosdopresente@gmail.com justificando o seu enquadramento em um desses grupos.