O Anti-Édipo: desejo e política

R$150.00

Em meio à comemoração dos 50 anos de publicação de O anti-Édipo (1972), primeiro livro escrito em parceria por Gilles Deleuze e Félix Guattari, a proposta deste curso é oferecer uma introdução geral aos problemas e conceitos que atravessam essa obra e que fazem dela ainda hoje atual. Escrito sob a agitação política e cultural de 1968, O anti-Édipo apresenta uma grande ambição crítica e clínica. Por um lado, era preciso fazer a crítica do aspecto reacionário da concepção edipiana de inconsciente, que remete a gênese do desejo a um microcosmo familiar e o separa do campo social. Por outro lado, há a proposta de um novo tipo de práxis analítica (“esquizoanálise”) que tem, por ponto de partida teórico, a coextensão entre o desejo inconsciente e o campo social e, por tarefa prática, a destruição das relações edipianas e a construção de novos agenciamentos de desejo, de modo que a máquina analítica se conecte a outras máquinas, militantes, científicas, artísticas, e juntas estas se tornem capazes de suscitar e catalisar práticas sociais revolucionárias. O curso será composto de uma aula para cada capítulo do livro, oferecendo uma abordagem sistemática de seu conteúdo, guiada pelas seguintes questões: como Deleuze e Guattari pensam a relação entre economia libidinal e economia política? Qual é o estatuto da crítica à psicanálise elaborada em O anti-Édipo? Como o desejo pode chegar a desejar a sua própria repressão? Como o desejo funciona diferentemente em cada tipo de máquina social? Como Deleuze e Guattari leem, através de Marx, as tendências do capitalismo e quais exigências teóricas e práticas elas colocam à esquizoanálise?

Categoria:

Descrição

Curso encerrado na modalidade síncrona, mas as aulas foram gravadas e ainda podem ser assistidas.

Aulas

Aula 1: O processo de produção do desejo: economia política e economia libidinal

Aula 2: Um “espinosismo do inconsciente” e o combate ao “familismo”

Aula 3: Tipologia das máquinas sociais e edipianização do desejo (a “história de um longo erro”)

Aula 4: Tendências do capitalismo, fascismo e tarefas da esquizoanálise

Aula inaugural

Ministrante

Frederico Lemos é licenciado em Ciências Sociais (UFF), Mestre em Filosofia (UFF) e Doutorando em Filosofia (UFF), com pesquisa sobre o fascismo na obra de Deleuze e Guattari. Foi professor substituto de Sociologia da UFF entre 2020 e 2021. É membro do GT Deleuze & Guattari da ANPOF e do grupo de pesquisa do CNPq “Deleuze: filosofia prática”

Bolsas

O IEP oferece bolsas para alunos cotistas de instituições públicas e pessoas LGBTQI + em situação de vulnerabilidade social. Para solicitar uma bolsa, envie e-mail para estudosdopresente@gmail.com justificando o seu enquadramento em um destes grupos.