Leituras da “Fenomenologia do Espírito”
R$150.00
Como parte do cânone filosófico, a Fenomenologia do Espírito de Hegel deu margem a uma considerável recepção. Leituras, interpretações e críticas dessa obra apareceram em profusão desde sua publicação, principalmente no que diz respeito a um fragmento específico, talvez considerado o mais célebre, a saber o capítulo IV. Ali observamos não apenas o sentido de uma relação intersubjetiva, em que a consciência se depara com uma alteridade que lhe é similar, como ainda que tal relação é ora marcada por um elemento conflituoso – de onde decorre a chamada dialética do senhor e escravo – ora por reconhecimento. O presente curso tem como objetivo apresentar as repercussões diretas dessa seção, principalmente no que se refere a leituras mais contemporâneas. Desse modo, na primeira aula (09/05), buscamos expor de modo geral essa seção da Fenomenologia do Espírito; na segunda aula (16/05) discutiremos tanto a recepção francesa da dialética do senhor e escravo, começando pela leitura kojèviana – que teria influenciado parte do marxismo francês, passando pelo existencialismo sartreano e a lógica da alteridade em Beauvoir e Fanon. Na terceira aula (23/05) contaremos com uma aula especial do professor Gabriel Tupinambá sobre Hegel e a psicanálise e, por último (30/05) nos debruçaremos sobre o sentido de reconhecimento em Taylor e Honneth, principalmente através da leitura do multiculturalismo. Nessa última aula, contaremos também com uma das últimas contribuições de peso feitas sobre essa seção da Fenomenologia, o ensaio de Susan Buck-Morss, Hegel e o Haiti.
Descrição
Curso encerrado na modalidade síncrona, mas as aulas foram gravadas e ainda podem ser assistidas.
Aulas
Aula 01 (Mirian): O capítulo IV da Fenomenologia do Espírito
Aula 02 (Mirian): A recepção francesa e a lógica da alteridade
Aula 03 (Gabriel): Hegel e a Psicanálise
Aula 04 (Mirian): Multiculturalismo e reconhecimento
Ministrantes
Mirian Monteiro Kussumi possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e doutorado em filosofia na Puc-Rio, onde desenvolveu uma pesquisa comparativa entre a filosofia da natureza e da identidade de Schelling e a fenomenologia e lógica de Hegel. Efetuou um estágio de doutorado sanduíche orientado pelo prof. Dr. Markus Gabriel no Institut für Philosophie der Universität Bonn. Membro do corpo editorial da Crise e Crítica – Revista latinoamericana de filosofia e política (versão da Revista internacional Crisis and Critique). As áreas majoritárias de interesse são: filosofia alemã, com foco no idealismo alemão (pós-kantiano), principalmente em autores como Kant, Fichte, Schelling e Hegel. Possui também interesse em estudos culturais, marxismo, Escola de Frankfurt e realismo especulativo.
Gabriel Tubinambá possui bacharelado em Belas Artes pela Central Saint Martins College of Art & Design (2010), mestrado em Mídia e Comunicação (2012) e doutorado em Filosofia (2015) pela European Graduate School. Atualmente é pesquisador de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. É também psicanalista e coordenador do Circulo de Estudos da Ideia e da Ideologia. Tem experiência nas áreas de Arte, Filosofia Moderna e Contemporânea e Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: idealismo alemão, fundamentos sociais da clínica psicanalítica, teoria do valor, teoria da organização política.
Bolsas
Temos bolsas para alunos cotistas e pessoas trans. Para solicitar uma bolsa, enviar e-mail para estudosdopresente@gmail.com falando, brevemente, sobre o seu interesse no curso e pertencimento aos grupos mencionados.