A fabulosa máquina de criar conceitos: uma introdução a Deleuze e Guattari
R$150.00
Em seu último livro conjunto, “O que é a filosofia?”, Gilles Deleuze e Félix Guattari mobilizam uma definição célebre sobre o que consiste a filosofia, que influenciou em muito o pensamento que se seguiu: a filosofia é a arte de criar conceitos. O que isso significa? Como podemos entender a filosofia como uma arte em sua relação com a ciência e com as demais artes? Em que medida podemos identificar essa concepção no trabalho prévio de Deleuze e Guattari, em obras como “O Anti-Édipo” e “Mil Platôs”? O presente curso pretende apresentar os principais conceitos desenvolvidos por estes dois filósofos a partir da sua conceptualização original sobre o fazer filosófico. Se a filosofia é a arte de criar conceitos, introduziremos o pensamento de Deleuze e Guattari a partir dos conceitos e problemas traçados por eles. Veremos, ao longo do curso, os importantes conceitos de plano de imanência, de multiplicidade, de acontecimento, de Estado e máquina de guerra, entre outros. Serão 4 encontros de duas horas cada. Não é necessário nenhum conhecimento prévio da obra dos autores.
Descrição
Curso encerrado na modalidade síncrona, mas as aulas foram gravadas e ainda podem ser assistidas.
Aulas
Aula 1 (09/11): Introdução: filosofia da diferença e filosofia política
Aula 2 (16/11): Filosofia, ciência e arte.
Aula 3 (23/11): Plano de imanência, plano de consistência e o corpo sem órgãos.
Aula 4 (30/11): O Estado e o seu fora: máquina de guerra e devir minoritário.
Aula inaugural
Bolsas
O IEP tem uma política de bolsas voltadas para alunos cotistas de universidades públicas e membros da comunidade LGBTQ em situação de vulnerabilidade. Para solicitar uma bolsa, envie e-mail para estudosdopresente@gmail.com.
Ministrante
Ádamo da Veiga é mestre e doutor em Filosofia pela PUC-Rio, com estágio de pós-doutorado nessa mesma instituição. Possui graduação em Relações Internacionais (UFF) e em Filosofia (UERJ). Atualmente, faz Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da UFRJ, onde desenvolve pesquisa sobre Teoria Queer e Antropoceno.